Os 5 Benefícios da Corrida para a Saúde Mental

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Você conhece os benefícios da corrida para a saúde mental?

Há meses em curso, a pandemia do Covid-19 continua provocando preocupações. Surgimento de novas variantes, elevados números de vítimas, economia instável… Conviver com essa crise sanitária não tem sido fácil para a saúde mental de muitas pessoas.

Porém, é possível encontrarmos estratégias para sentirmos os impactos negativos dessa fase com menos força. E, uma delas é está naquele que pode ser considerado um dos esporte mais democráticos e acessíveis de todos: a corrida.

A corrida é uma ótima aliada a nossa saúde mental e ao funcionamento fisiológico do nosso cérebro. Esse esporte, que para ser praticado não demanda um espaço específico (como uma quadra) e nem companhia (como futebol), pode causar efeitos muito positivos. A melhora da qualidade do sono, o relaxamento do corpo, diminuição da ansiedade, melhora da atividade cognitiva e prevenção dos sintomas depressivos estão entre eles.

Abaixo, explicamos como a corrida pode trazer esses benefícios relevantes, a curto e longo prazo, para a nossa saúde mental.

Temos certeza que, ao final desse texto, você já vai estar de roupa trocada para começar a correr e sentir logo todos esses efeitos positivos. 

Primeiro benefício: Alívio do Estresse

Quando nosso corpo está em intenso movimento, dois importantes neurotransmissores são liberados em nosso cérebro: dopamina e endorfina (também conhecida como relaxante natural). Esses hormônios são chamados de “hormônios da felicidade”, porque, quando se encontram em alta quantidade, provocam a sensação de prazer, êxtase, motivação e bem-estar. 

Com a corrida, o nosso cérebro está sendo estimulado a produzir um volume maior desses neurotransmissores que ajudam na melhora do humor e na redução do estresse diário.

Além disso, há outros benefícios intrínsecos à corrida que também contribuem no plano psicológicos. A possibilidade de entrar em contato com a natureza, visualizar belas paisagens e a socialização com outras pessoas.

Segundo Benefício: Corrida e Depressão

Um estudo científico publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte analisou uma série de pesquisas com o objetivo de investigar a importância da corrida e dos exercícios para a saúde do cérebro e, em específico, em casos de pessoas com depressão. 

Esse estudo identificou dois pontos importantes. A primeira: os benefícios da corrida em pessoas com depressão são semelhantes aos efeitos causados pelos antidepressivos. Segunda: correr pode prevenir e reduzir significativamente os sintomas desse transtorno de humor. 

E quais são esses sintomas? Engana-se aqueles que respondem apenas com “tristeza”. Depressão, infelizmente, também se manifesta por excesso de cansaço, sentimento de incapacidade, desânimo em atividades que antes eram prazerosas, diminuição de líbido e pensamentos de desesperança.

Os efeitos causados pela corrida de atrofiar os sintomas da depressão acontecem porque, segundo este estudo, “os efeitos do exercício no cérebro e, consequentemente na depressão, podem também estar relacionados ao aumento na liberação de monoaminas, como serotonina, dopamina e noradrenalina”.

Esses hormônios, como explicados acima junto com a endorfina, também ajudam na regulação do humor e na sensação de prazer.

Terceiro Benefício: Diminuição da Ansiedade

Os mesmos hormônios citados  também ajudam no combate e controle da ansiedade. 

Mas, além do funcionamento desses neurotransmissores no cérebro, correr também contribui para a diminuição da ansiedade por isolar as pessoas de suas preocupações. 

Em outras palavras, a corrida permite que a pessoa se distancie dos problemas que a aflige  e a mantenha focada em seus movimentos, concentrada no próprio exercício, atenta ao trajeto por onde passa e somente preocupada com o que acontece no tempo presente.

Além disso, há outro ganho: a mente energizada pelos hormônios liberados pela corrida ajudam a dar maior clareza e calma para tomar decisões mais assertivas sobre os problemas que tanto nos angustiam, como também relaxam o músculo e “afrouxa” a tensão acumulada pelo excesso de preocupações. 

Quarto Benefício: Melhora na qualidade do sono

Há outras formas indiretas de a corrida melhorar a nossa saúde mental também.

Depois de correr, o corpo sente uma sensação gostosa de relaxamento porque esteve trabalhando de forma integral e de maneira intensa durante bons minutos. Esse relaxamento pós-corrida, também provocado pela liberação de endorfina, ajuda a “desligar” o corpo aos poucos e nos conduz a um sono mais profundo durante a noite. 

Dormir bem e de modo prolongado é extremamente importante para a nossa saúde, seja física, fisiológica ou mental. Alguns dos benefícios de noites bem dormidas são a regulação hormonal, a melhora do sistema imunológico, a melhora do humor e o aumento da capacidade cognitiva do cérebro, que incluem a memória, a tomada de decisão, o raciocínio.

Quinto Benefício: A importância de se auto desafiar

Correr e se propor desafios também faz um bem à cabeça. Quando estabelecemos algumas metas (aumento de distância, diminuição do tempo de corrida para o mesmo percurso, ou aumento na frequência de exercício por semana) e conseguimos atingi-las, somos invadidos por um sentimento agradável de orgulho e satisfação que nos reforçam a continuar correndo e fazendo a roda desses benefícios psicológicos continuar girando. 

Mas, aqui vai um recado importante: as metas traçadas precisam ser desafiadoras a ponto de ocasionar evoluções na sua corrida, mas, ao mesmo tempo, devem ser alcançáveis e atingíveis. 

Caso contrário, o exercício pode se tornar desagradável, desestimulante e,  até mesmo, aversivo — e não é nada recomendável vilanizar o ato de correr. 

Que tal começar a correr com a ajuda do Instituto Olimpo?

Conhecer esses benefícios da corrida para saúde mental e saber os ganhos que podemos ter nos desperta uma vontade de começar a correr na primeira oportunidade, não é verdade?

Se você se interessou em dar os seus primeiros passos na corrida, mas ainda está ainda inseguro ou insegura em relação a como começar, que tal contar com a ajuda do Instituto Olimpo? 

Aqui, você encontra uma equipe multidisciplinar especializada no universo da saúde esportiva, que inclui profissionais da medicina, da nutrição e da fisioterapia. 

No Olimpo, você pode agendar avaliações para aprimorar a sua postura de corrida, melhorar o seu rendimento, fazer o acompanhamento de lesões e verificar como está a sua saúde através de um check-up completo.

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