Lista das 7 melhores estratégias para correr no frio [ATUALIZADO 2021]

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Você sabia que correr contra o vento pode te ajudar a se sentir com menos frio? Ou que cobrir mãos e orelhas durante o exercício aquecem o restante do corpo? E que usar roupas pretas esquenta quando estamos embaixo do sol?

Com a chegada das baixas temperaturas — que devem permanecer até agosto — praticar a corrida diária ganhou mais um obstáculo: o frio.

Para te ajudar a superar essa barreira e responder todas as questões que abriram este texto, o Instituto Olimpo preparou um conteúdo com ótimas estratégias que vão te orientar a praticar uma corrida com mais qualidade, segura de lesões e mais protegida do frio e dos danos que ele pode causar.

Confira!

1 – Deixe suas roupas de corrida já preparadas

Seja de manhã ou à noite, sair para correr no frio pode ser desestimulante, não é verdade? Por isso, nossa primeira dica vai te ajudar a não desistir do exercício na “Hora H”.

Para se manter firme na missão de fazer a sua corrida diária, uma estratégia interessante é já deixar as roupas, alimentos e água preparados no dia anterior. Esse primeiro passo dado já vai te deixar mais pronto para o exercício e mais distante da desculpa para ficar em casa. Portanto, se você gosta de correr de manhã, arrume os seus acessórios antes de dormir; e se você gosta de correr no final da tarde, pode ser interessante deixar uma mala com os seus pertences de corrida no carro, para já se trocar depois do trabalho.

2 – Aquecimento pré-corrida

Agora que você já colocou a sua roupa (que estava separada) é necessário se aquecer.

O aquecimento é um procedimento fundamental antes do exercício, e a sua importância aumenta ainda mais em épocas de baixas temperaturas. Os exercícios de aquecimento ajudam a aumentar a temperatura corporal e a melhorar a flexibilidade dos membros. Além de ser um aliado para tendões, ligamentos e articulações, o aquecimento diminui as chances de lesões e melhora a qualidade da sua corrida. 

Portanto, não pule essa etapa antes de começar a corrida.

3 – Hidratação

No frio, é comum tomarmos menos água do que nas épocas de maior calor. Apesar da gente suar menos no outono e no inverno, é muito importante se manter hidratado. Portanto, leve água e beba goles durante e após a corrida. Nessa fase do ano a umidade do ar cai em razão do baixo volume de chuvas. Ingerir água, portanto, é bom para evitar que a garganta fique ressecada.

4 – Alimentação

Além de se alimentar antes da corrida, há a opção de levar algumas comidas para ingerir durante o exercício, como: frutas secas, barras de cereais ou géis energéticos. Os açúcares desses alimentos vão dar mais energia e provocar mais calor ao corpo. Mas, atenção: a ingestão deve ser feita em pequenas quantidades. Como você estará em exercício, é necessário comer pouco para facilitar a digestão.

Para conhecer mais sobre nutrição esportiva, recomendamos que você leia o texto Nutrição Esportiva; 10 coisas que você não sabia, que está em nosso blog.

5 – Roupas de corrida

A escolha das roupas para corridas em dias de frio é muito importante para a qualidade e conforto do seu exercício. 

A primeira recomendação é: não use roupas pesadas. Lembre-se que o seu corpo vai se esquentar durante a corrida e, em algum momento, o excesso de blusas não será mais necessário. Portanto, busque usar blusas específicas para exercícios e roupas que, em geral, sejam leves, transpiráveis, confortáveis, que se ajustem bem ao corpo e que permite flexibilidade nos movimentos.  

Nossa segunda recomendação é: cubra as extremidades do corpo. Regiões como cabeça, orelha, mãos e pés são as que mais causam frio e, quando bem aquecidas, ajudam a dar esquentar o restante do corpo. Assim, as recomendações de roupa para essas regiões são: luvas, gorros, manguitos, canelitos, buff (para cobrir as orelhas) e meias de algodão que não causam bolhas..

Por fim, outra dica que pode ser usada para corridas é utilizar roupas escuras. Mas, esta dica é para os corredores diurnos. Porque a cor preta consegue absorver o calor dos raios solares (mesmo se o sol estiver coberto por nuvens) e proporcionar mais calor ao corpo.

6 – Respiração e corrida contra o vento

Correr na mesma direção do vento pode aumentar a sensação de frio. Portanto, no começo da corrida, quando o corpo ainda não está tão aquecido, busque correr contra o vento. Fazer esse movimento vai te ajudar a se aquecer mais rápido, uma vez que a força contrária do vento funcionará como resistência ao seu esforço. 

Na volta, quando você já tiver realizado boa parte do seu trajeto e suas pernas estiverem mais cansadas, a dica é correr à favor do vento (ou seja, junto com ele). Porque o vento vai imprimir uma força na mesma direção da sua corrida, e vai te ajudar com um “empurrão” para tornar o exercício menos puxado.   

Em caso de frio intenso, experimente inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Esse movimento evita que o ar inspirado chegue frio ao pulmão. Em situações de muito esforço, você deve evitar esse procedimento.

7 – Finalização do exercício

Quando terminar a corrida, faça exercícios de fortalecimento muscular. Eles ajudarão a dar um equilíbrio térmico ao corpo, que acabou de ser exposto a intensa movimentação. O calor provocado por essa alta intensidade não deve ser interrompido de uma hora para outra. Por isso, os exercícios pós-corrida, de fortalecimento muscular, são recomendados para não causar hipotermia.

Quer melhorar o desempenho da sua corrida? Conheça o Instituto Olimpo

O Instituto Olimpo possui uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados e especializados no universo esportivo. A combinação de diferentes conhecimentos nas áreas da medicina esportiva, fisioterapia, acupuntura e nutrição tornam a nossa clínica referência no assunto de saúde e tratamento de atletas.

Aqui, desenvolvemos avaliações como Biomecânica da Corrida (ajudamos a melhorar a sua postura enquanto você corre), Check-up esportivo (verificamos como está a sua saúde), entre outros procedimentos que você pode conferir aqui.

Para agendar uma avaliação ou uma consulta com a gente, nos mande uma mensagem

Mas, se ainda quiser conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho, então recomendamos que visite o nosso site e as nossas redes sociais.

Estamos localizado no bairro Moema, em São Paulo. Para saber como chegar até nós, clique aqui

Estamos te esperando!

Desenvolvido por

×

Mande-nos uma mensagem

× Marcar uma consulta