Medicina do Esporte e do Exercício: uma ciência fundamental para os amantes da atividade física

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Em linhas gerais, a Medicina Esportiva é uma especialidade médica que busca entender como o exercício físico influencia a saúde das pessoas, e como a prática de um esporte pode ajudar na prevenção, no tratamento e na reabilitação de um paciente que está doente. 

Por ser uma ciência que está relacionada às atividades esportivas, a Medicina Esportiva envolve diversas áreas de conhecimento como fisiologia do exercício, biomecânica, nutrologia esportiva, avaliações cardiológicas, ortopedia etc.

Contudo, ela não é destinada somente para atletas! Tanto esportistas amadores ou pessoas que estão interessadas em ter uma melhora de saúde e qualidade de vida através do esporte podem se beneficiar dos conhecimentos teóricos e práticos dessa área.

Contudo, ela também consegue ajudar um atleta de alto rendimento a melhorar a sua performance. Seja por meio da perda de peso, do aumento da massa muscular ou, até mesmo, o ajudando a encontrar uma forma mais eficaz de descanso — melhorando a qualidade do sono, por exemplo — esse médico tem a competência para elevar o rendimento de um esportista profissional.

Primeiro passo: como funcionam as primeiras consultas?

Por meio de anamnese, o médico especialista vai buscar entender as necessidades do paciente (que podem ser melhora de rendimento ou perda de peso), seus objetivos com as atividades físicas, além de conhecer as suas capacidades e limitações físicas e fisiológicas.

Nos primeiros encontros, o médico vai sugerir ao seu paciente que faça um teste de esforço para avaliar como o corpo da pessoa responde durante um exercício físico. É importante para o profissional saber como o coração, o pulmão e a musculatura de um paciente funcionam e reagem em uma situação de esforço físico

Com as informações desses exames, testes e declarações do paciente quanto às suas demandas e necessidades, o médico consegue indicar qual esporte mais apropriado para a pessoa praticar e alcançar os seus objetivos, e traçar um plano com que devem ser alcançadas ao longo do tempo.

Acompanhamento e prevenção

A forma como o paciente responde ao tratamento é observada pelo médico. Se alguma das metas traçadas não for atingida, mesmo com o paciente seguindo as orientações clínicas, então será pensada uma nova estratégia que conduza à pessoa ao que ela deseja com a Medicina Esportiva.

O acompanhamento regular do médico também é importante para saber se o esforço aplicado nos exercícios não tem provocado nenhum desgaste muscular, ósseo, ou na saúde geral do paciente em função de repetições ou excesso de força aplicada. 

Como dissemos acima, o trabalho do médico especializado em Medicina do Exercício também também está presente na prevenção de lesões e demais enfermidades que podem comprometer o bem estar das pessoas, como doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo).

Tratamento

Se durante o período de acompanhamento o paciente tiver alguma fratura, lesão muscular, torção etc., o médico especialista em Medicina Esportiva também poderá ajudá-lo no tratamento e na sua recuperação. Ou seja, o profissional dessa área vai reabilitar o seu paciente e torná-lo apto a voltar a praticar esportes novamente.

Por quais outros motivos devo procurar um Médico do Esporte?

Com o auxílio deste profissional, é possível praticar atividades físicas de forma mais segura, mais orientada e dentro dos seus limites e capacidades.  Ou seja, o médico ajuda no monitoramento da carga de treinamento e seu impacto na saúde.

O médico ainda pode auxiliar seus pacientes na realização de check-up, dar orientação também sobre suplementação e promover melhora na composição corporal (níveis de gordura, água, etc.) às pessoas que procuram seus serviços. 

Conheça os médicos do Instituto Olimpo

Como pudemos ver, seja você um atleta ou alguém interessado em inserir a atividade física no seu cotidiano, todos podem e vão se beneficiar dos cuidados de um profissional da Medicina do Esporte e do Exercício.

Além da medicina, o Instituto Olimpo possui profissionais de diferentes áreas que complementam o trabalho do médico, como nutrição e fisioterapia, que vão te garantir uma assistência multidisciplinar completa e integral ao que você precisa e deseja.

Que tal conhecê-los mais de perto? O Instituto fica localizado no bairro Moema, em São Paulo (saiba como chegar). Visite nossas redes sociais e agende uma consulta clicando aqui!

Estamos te esperando e preparados para te ajudar!

Desenvolvido por

×

Mande-nos uma mensagem

× Marcar uma consulta