Exercício e longevidade: Os benefícios da prática esportiva a longo prazo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Mas quais legados positivos uma vida levada com a prática de esportes pode proporcionar a saúde e o bem-estar futuro?

Aqui no blog do Instituto Olimpo já trouxemos informações sobre os diversos benefícios que exercícios físicos, como a corrida, podem proporcionar às pessoas. Sejam físicos, fisiológicos, psicológicos ou estéticos, os ganhos que o esporte praticado provoca geralmente são sentidos a curto prazo, não é verdade? 

No texto dessa semana, porém, vamos apresentar outro foco do nosso trabalho aqui no Instituto Olimpo: os efeitos positivos que uma vida voltada para os exercícios regulares pode ocasionar a longo prazo. 

Então, acompanhe o texto abaixo para saber mais!

Esporte pode aumentar o tempo de vida

Vamos começar com aquele que talvez seja um dos principais e mais almejados benefícios que o esporte pode trazer: viver mais. 

O aumento na expectativa de vida por aqueles que praticam esportes foi um dos resultados alcançados por diferentes estudos científicos. Um deles, feito em Harvard, sugere que atividades simples, como uma caminhada rápida, pode aumentar a longevidade das pessoas que a praticam. 

Segundo uma das coordenadoras do estudo, fazer uma caminhada rápida (ou outra atividade moderada) por cerca de 75 minutos por semana já é o bastante para acrescentar 1,8 ano na expectativa de vida de uma pessoa em comparação a quem não realiza nenhuma atividade física. 

A pesquisa ainda atesta que, além do peso de cada pessoa ser indiferente para os resultados — indivíduos com sobrepeso e obesidade também apresentaram ganhos fazendo exercícios —, a longevidade cresce à medida que o tempo de exercício feito por semana também aumenta! 

Melhora na saúde

A expectativa de vida está intimamente ligada ao quanto o nosso corpo está saudável e executando de forma adequada as suas funções, e fazer exercícios de forma regular, hoje, também pode melhorar esses aspectos. 

É o que a Universidade de Duke descobriu ao avaliar um grupo de pessoas em dois momentos diferentes, com um intervalo de 10 anos entre os períodos. A primeira sessão do estudo, feito entre 1998 e 2003, descobriu  que o grupo de pessoas que foram submetidos a uma prática esportiva por oito meses apresentou, uma década depois, melhores condições de peso, pressão arterial, circunferência da cintura — uma das regiões onde se afere a quantidade de gordura —, sensibilidade à insulina e funcionamento cardiorrespiratório, em relação aos indivíduos que não praticaram atividade física.

Além disso, o estudo também revelou que os exercícios feitos de forma mais intensa tendem a ser mais promissores em termos de ganhos a longo prazo, quando comparados às práticas esportivas mais moderadas, como caminhadas. 

Não é apenas fazer exercício

Junto do exercício é importante considerar e valorizar o alongamento. Esse procedimento, que deve ser feito antes e depois das atividades, não é importante apenas para momento da atividade física. 

Saiba que a flexibilidade adquirida com a prática de se alongar é importante tanto para a prevenção de lesões em momentos imediatos, como também contribui para uma melhor qualidade de vida no futuro. 

O músculo, com o tempo, perde a sua propriedade elástica e tende a se atrofiar. O alongamento, junto com exercício de força, vai ajudar a manter os músculos mais saudáveis por mais tempo e, consequentemente, dar uma melhor sustentação ao corpo e à movimentação dos nossos membros.

A prática esportiva não pode parar

Outro estudo, feito pela Universidade de Oslo e publicado na prestigiada revista British Journal of Sports Medicine, verificou que os efeitos continuam sendo benéficos até para quem é idoso, e que mesmo nessa fase o esporte pode influenciar na longevidade das pessoas. 

A pesquisa, que avaliou 5700 noruegueses entre 68 e 77 anos, descobriu que fazer exercícios físicos na terceira idade pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida. Os ganhos são tão positivos quanto parar de fumar. 

Mas, não basta apenas praticar esporte para chegar à terceira idade com saúde. Para  o exercício ter a capacidade de gerar um legado ainda mais potente, é necessário manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes; manter hábitos de vida saudáveis e usar parte do tempo para descansar e ter lazer ao lado de companhias agradáveis. 

Garanta maior longevidade no Instituto Olimpo

Aqui em nosso instituto, você encontra uma estrutura avançada para realizar avaliações, se recuperar de lesões, aumentar a performance e ter o apoio de profissionais altamente qualificados para te ajudar no que for necessário.

Seja para alcançar resultados profissionais cada vez melhores ou para aqueles que pretendem incluir o esporte na rotina e ter uma melhor qualidade de vida, estamos e estaremos sempre de portas abertas a todos. De atletas profissionais a iniciantes.

Com um trabalho interdisciplinar e uma equipe bem integrada, também te ajudamos a — como vimos no texto acima — a garantir que as atividades praticadas proporcionem ganhos a longo prazo para envelhecer de uma forma mais saudável.

Para agendar uma avaliação ou uma consulta com a gente, nos mande uma mensagem! Mas, se ainda estiver em dúvida e quiser nos conhecer um pouco mais, todas as informações que você precisa saber estão em nosso site e em nossa redes sociais. Não hesite em entrar nesses canais e saber como trabalhamos. 

O Instituto está localizado no bairro Moema, em São Paulo. Clicando aqui você descobre como chegar. 

Você está se protegendo do frio dos últimos dias?

Esperamos que sua resposta seja “Sim”! 

Mas, infelizmente, nem todos têm as condições necessárias para se proteger das baixas temperaturas que vêm acontecendo nos últimos dias. Sobretudo os moradores de rua. 

Pensando nessa população, o Instituto Olimpo está querendo levar um pouco mais de conforto, proteção e dignidade a quem realmente precisa. Para isso, estamos realizando mais uma campanha de arrecadação de valores que possam ser revertidos na compra de cobertores, roupas, kits de higiene e comida. 

A gente torce para que, em 2021, consigamos superar o número de 700 moradores de rua que foram ajudados graças às doações enviadas no ano passado. Este ano, vamos receber as arrecadações até o dia 16 de julho.

Quer saber como doar e proteger uma pessoa do frio? Então nos mande um email para [email protected] que te damos mais detalhes de como contribuir.

Desenvolvido por

×

Mande-nos uma mensagem

× Marcar uma consulta