Dicas de como praticar esportes de forma saudável no verão

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Praticar esportes é sempre muito importante graças aos benefícios que as atividades físicas proporcionam à nossa saúde, tanto a curto como a longo prazo.

Mas, como já discutimos algumas vezes aqui no blog do Instituto Olimpo, para que essas melhorias sejam, de fato, geradas, é importante realizarmos os exercícios e os treinos dentro de condições favoráveis ao nosso corpo.

E isso se aplica às épocas do ano e às variações de clima e temperatura que acontecem com o passar das estações. 

Como estamos na época do verão, período em que as horas solares são mais prolongadas, as temperaturas sobem e as pessoas tendem a fazer mais exercícios ao ar livre (e também em ambientes com ar condicionado). Elaboramos um texto com dicas e orientações de medidas que devem ser adotadas para se exercitar de forma segura e saudável para o corpo.

Confira!

Protetor solar e água são os melhores amigos do corpo

Pode parecer muito redundante e óbvio dizer sobre a importância de beber água e passar protetor solar. Mas não se trata apenas de saúde; estamos falando também de rendimento físico e atlético!

Proteger a pele dos raios solares e se hidratar com água são aliados contra a insolação e, respectivamente, a desidratação. E não se prevenir dessas condições pode comprometer muito a maneira como os processos metabólicos do corpo ocorrem e, consequentemente, a forma como o exercício físico é praticado.

DESIDRATAÇÃO: A desidratação não é apenas a perda de água, mas também de sais minerais do corpo por meio do suor. Essa redução de líquido no corpo, além de ocasionar fadiga, torna o sangue mais espesso (grosso), ocasionando queda na pressão arterial e, com isso, comprometendo o funcionamento de órgãos vitais como coração, rins e fígados. Em casos mais graves, a pessoa pode ir a óbito por desidratação.

INSOLAÇÃO: A insolação é, em linhas gerais, o excesso de exposição ao calor e à luz solar. E os sintomas dessa doença também não são leves. Geralmente as pessoas são acometidas com a falta de ar, dor de cabeça, náuseas, tonturas e incapacidade motora. Sem contar a pele queimada e elevação de temperatura corporal.

Por isso, o protetor solar é essencial na hora de praticar atividade física. Sem contar que essa proteção pode ser reforçada por bonés, viseira, roupas com tecidos que facilitam a transpiração (falaremos com mais detalhes sobre isso abaixo), ingestão de água (desidratação aumenta a temperatura corporal) e se exercitar antes das 9h30 e depois das 18h00, quando a incidência dos raios solares já está mais leve e menos agressiva.

Roupas leves

O uso de roupas mais leves e claras está diretamente relacionado com os itens anteriores. A recomendação é que as vestimentas sejam confortáveis, adequadas para o tipo de esporte (sobretudo os tênis), que dá mobilidade ao corpo durante o exercício para evitar lesões, e que sejam, sobretudo, feitas de tecidos que facilitam a transpiração, como é o caso do dry fit, por exemplo.

E por que isso é importante? Porque a transpiração é o dispositivo que o nosso organismo tem para regular a nossa temperatura. Durante exercícios ou em dias quentes, o suor é produzido para esfriar o corpo que está quente. Caso contrário, a temperatura vai continuar alta. Portanto, fazer esportes no verão com roupas leves e claras (a cor escura absorve mais o calor do sol) vai ajudar a evitar casos de insolação.

A recomendação de roupas leves, na verdade, não deve ser dada apenas para o verão, mas para outras épocas do ano também. Blusas muito fechadas durante o exercício devem ser evitadas: primeiro, para não aumentar a temperatura do corpo; e segundo, tirá-las durante o exercício (algo que provavelmente vai acontecer) pode causar choque térmico.

Frutas

No verão, é importante comer frutas que tenham altas quantidade de água e sais minerais para ajudar a evitar a desidratação.

Nesses casos, vale apostar em:

  • Melancia: que, além de ser doce e refrescante, tem 95% na sua composição. Além disso, é rica em vitaminas A e C; licopeno, um antioxidante que protege contra o câncer; e glutationa, que age contra o envelhecimento. Por ter muita água e sais minerais, ela contribui para o funcionamento dos rins, mantém a pressão sanguínea estabilizada e não possui colesterol.
  • Abacaxi: Com 86% de água na sua composição, o abacaxi é outra ótima opção. A fruta é rica em vitaminas A, C, B6, ferro e magnésio. Assim como a melancia, além de ser altamente nutritiva, ajuda na circulação sanguínea e no bom funcionamento dos órgãos. Sem contar também que combate doenças como artrite, aterosclerose, inchaço, bronquite, difteria e doenças de garganta.
  • Uva: Porque é uma excelente fonte de vitaminas A, B e C, sais minerais, água (60%), e uma série de componentes que ajudam a “limpar” o sangue, e é benéfica para o sistema nervoso, para o intestino, coração e pulmão, para as articulações e também para a saúde bucal.

Além dessas três frutas, vale apostar em pêssegos, morango, melão e ameixa, que são frutas típicas dessa época do ano.

É recomendável fazer atividades físicas embaixo do ar-condicionado?

O ar-condicionado não é um vilão da história, como muito se propaga. Pelo contrário. O ar mais frio e gelado ajuda a não sobreaquecer o corpo. 

Porém, ele pode ser mais benéfico desde que sejam adotadas medidas cautelares importantes que evitem os seus malefícios. Como a ingestão de água, por exemplo. Como o ar-condicionado deixa o ambiente muito seco por tirar a umidade do ar, beber líquido ajuda a manter o corpo hidratado e proteger o pulmão de infecções respiratórias..

Além disso, é importante usar máscaras durante o exercício em função da pandemia do covid-19. Junto com as vacinas, as máscaras são fundamentais para evitar a contaminação e propagação do vírus Sars-Cov-2.

Outras recomendações importantes são: manter o filtro de ar do aparelho sempre limpo, e também não usá-lo em temperaturas muito distantes da temperatura ambiente. O contraste pode provocar choque térmico na mudança de ambiente.

Tem algum esporte mais recomendável?

Fazer atividade física é sempre importante, independente da época do ano. Porém, no verão, é importante dar atenção aos exercícios que podem te colocar em contato com a natureza, sobretudo os aquáticos que ajudam a sentir menos as altas temperaturas e manter o corpo refrescado. 

São indicados esportes com bola, por serem mais lúdicos e provocarem interação entre as pessoas, como futebol e vôlei;exercícios aeróbicos, como caminhadas, andar de bicicletas e corridas, porque podem ser feitos ao ar livre, embaixo de sombras e em contato com a natureza.


Instituto Olimpo

O Instituto Olimpo possui uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados e especializados no universo esportivo. A combinação de diferentes conhecimentos nas áreas da medicina esportiva, fisioterapia, acupuntura e nutrição tornam a nossa clínica referência no assunto de saúde e tratamento de atletas.

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