Da prevenção a reabilitação: conheça a importância e os benefícios da Fisioterapia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

A primeira imagem que aparece na nossa cabeça quando pensamos em um fisioterapeuta talvez seja alguém fazendo algum exercício específico com algum paciente que, previamente, passou por alguma cirurgia ou se acidentou, certo? 

Bom, a fisioterapia, na verdade, é uma profissão da área da saúde que vai muito além do trabalho de reabilitação física e recuperação funcional de um determinado membro do corpo. Sua atuação é bem mais complexa e diversa e está relacionada com algo que fazemos o tempo todo: se movimentar — e isso inclui até a respiração.

E o movimento, para a fisioterapia, é considerado tanto a nível micro (molecular, celular) como macro (a pessoa no seu ambiente, na sociedade, vivendo e se movimentando).

Áreas de atuação da Fisioterapia  

Em linhas gerais, o fisioterapeuta busca diminuir as diferenças entre o movimento atual capaz de ser realizado e a sua capacidade desejável.

É possível encontrar fisioterapeutas trabalhando na área empresarial contribuindo para a aplicação de uma ergonomia física no ambiente de trabalho; na área esportiva, sendo parte integrante da equipe técnica de um time coletivo ou de um atleta; e também na área da Educação. 

Afinal, profissionais formados em fisioterapia também podem se dedicar à ciência, e assumir a condição de professores e pesquisadores em universidades para continuar produzindo conhecimento científico sobre o assunto e atualizando o que se sabe sobre o universo da profissão.

Em especializações e segmentos de atuação, essa fundamental ocupação também está longe de se resumir somente a fisioterapia ortopédica. Seu campo de atuações também contemplam a fisioterapia pediátrica, neurológica, oncológica, bem como trabalhos voltados para a área de dermato-funcional — que ajuda no tratamento de cicatrizes pós-operatórias —, e na diminuição de dor e edemas, através do uso de agentes eletrofísicos, e massoterapia também. 

Técnicas que ajudam, como dissemos, a eliminar as barreiras que impedem a execução de um movimento desejado.   

A Fisioterapia em tempos de pandemia

Na pandemia, por exemplo, muito se comentou sobre a importância do fisioterapeuta para o tratamento e recuperação da função pulmonar de pacientes infectados pela Covid-19. 

A fisioterapia tem se mostrado essencial durante a crise sanitária, atuando na linha de frente para o tratamento de pessoas através de suplementação de oxigênio, organização de biomecânica de caixa torácica, melhora na função diafragmática e ventilatória e, em casos de internação prolongada, fortalecimento muscular para aqueles que ficaram em coma por muito tempo. 

Fisioterapia Preventiva

A fisioterapia, portanto, está longe de se resumir à imagem de reabilitação física que citamos no começo do texto. A reabilitação é uma parte importante do trabalho do fisioterapeuta. Mas esse profissional também apresenta competências e habilidades para trabalhar com prevenção de lesões, como também na manutenção e acompanhamento futuro de um paciente que passou pelo processo de tratamento.

A fisioterapia preventiva é uma forte aliada à saúde e ao bem-estar das pessoas porque ajuda a evitar lesões e problemas futuros. Além de ser muito utilizada para o grupo de idosos, que já possuem uma condição muscular mais atrofiada e fragilizada com o tempo, a fisio preventiva também é muito requisitada no mundo esportivo. Atletas de alto rendimento, que são submetidos ao desgaste físico constante e dependem do bom funcionamento do corpo para a prática da profissão, precisam de cuidados específicos para evitar lesões e, consequentemente, possíveis afastamentos de suas funções.

Aqui, no Instituto Olimpo, dentro da nossa equipe profissional interdisciplinar altamente capacitada, contamos com os trabalhos de excelentes fisioterapeutas. Profissionais que possuem experiência e especialização na fisioterapia esportiva e são preparados para cuidar das etapas que a fisio pode oferecer aos seus pacientes: prevenção, reabilitação e acompanhamento.

Instituto Olimpo

Se você possui uma vida de atleta, ou então quer começar a praticar um esporte, por que não conversar com quem conhece para te orientar a dar os passos certos aos seus objetivos? Nossos fisioterapeutas e outros integrantes da nossa equipes são experts nisso!

Para agendar uma avaliação ou uma consulta com os nossos profissionais nos mande uma mensagem! Sugerimos também que você conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho em nosso site e em nossas redes sociais.


Para saber como chegar até nós, clique aqui! Estamos localizado no bairro Moema, em São Paulo.

Estamos te esperando!

Desenvolvido por

×

Mande-nos uma mensagem

× Marcar uma consulta