Corridas virtuais: o que são e como me preparar para elas?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

A obrigação que a pandemia nos impôs de ficar em casa contribuiu para fortalecer e popularizar uma prática que já existia antes da crise sanitária da Covid-19: as corridas virtuais. 

Com o cancelamento obrigatório dos eventos presenciais, essa modalidade de exercício foi resgatada para manter os amantes das corridas ativos, motivados e com um espírito de competição pessoal aceso! E tudo isso sem abrir mão da segurança. 

O blog do Instituto Olimpo desta semana vai te explicar e ajudar a entender os benefícios das corridas virtuais, como se preparar para elas, e quais estratégias devem ser adotadas para incorporá-la mais a sua rotina. 

O que é a Corrida Virtual?

Em linhas gerais, a corrida virtual é conseguir realizar a prova proposta pelo organizador de onde você estiver. 

Não há um ponto de chegada e nem de partida, somente uma distância traçada que precisa ser cumprida. Basta o atleta se inscrever, e escolher um local onde se sente confortável para fazer a prova, seja numa praia ou na esteira de casa. Importante: o corredor pode escolher quando realizá-la, desde que cumpra com o prazo determinado pelos organizadores.  

Ao final, é necessário comprovar o feito de alguma forma, seja tirando foto do smartwatch, ou tirando print do aplicativo de monitoramento de corrida. Com os dados, é possível até estabelecer um ranking para avaliar o desempenho dos participantes e premiá-los se necessário.

Por que fazer uma prova virtual?

A corrida virtual não deve ser encarada como uma substituta à corrida de rua. Pelo contrário: trata-se de mais uma alternativa aos seus hábitos de atleta. Assim, você não vai precisar deixar de fazer uma prova nos dias em que não puder comparecer ao local do evento ou quando, obrigatoriamente, precisa ficar em casa.

Assim, a prova se torna mais democrática porque pode reunir competidores de diferentes lugares — quem está no Brasil pode integrar um evento até de outro país. Além disso, é mais econômica porque não há a necessidade de gastar com deslocamentos, transportes ou hospedagens.

Sem contar na segurança, que é o principal argumento para a realização desse tipo de evento.

Como se preparar

Independente da prova ser física ou virtual, completá-la exige foco, disciplina e preparo. O planejamento para uma corrida que não é presencial pode ser facilitada quando os organizadores do evento à distância permitem que a prova seja feita por etapas. Mas, em geral, a preparação de uma é semelhante a outra.

Os treinadores de corrida recomendam  um aquecimento de 10 minutos que pode ser feito em repetições de uma corrida curta de 50m, e fazendo o retorno em caminhadas. Esse exercício pode ser feito 5 vezes para os mais iniciantes e 10 vezes para os corredores mais experientes

Inclusive, falando em experiência, é muito recomendado que os atletas conheçam bem os seus limites e façam a prova dentro das suas capacidades. É muito importante não forçar. Se um uma pessoa com pouca vivência no esporte resolver praticar uma corrida virtual, a sugestão é começar caminhando e aumentando o ritmo aos poucos (com caminhadas mais fortes ou trotes).

Se for possível completar a prova em etapas, os que estão se iniciando devem considerar fazê-la de forma alternada e descansar em intervalos de um a dois dias. O corpo costuma se recuperar totalmente depois de 48 horas. Por outro lado, os experientes devem realizar a corrida em uma única vez, como se estivessem na rua, uma vez que é importante para manter o corpo condicionado a um ritmo que aponte para a melhora de rendimento. 

Os especialistas chamam atenção é para outros pontos que vão ajudar na qualidade da corrida, independente se ela for feita em casa ou ao ar livre:

  • Uso de roupas sempre leves e confortáveis;
  • Ter uma dieta balanceada;
  • Sempre estar atento à hidratação;
  • Escolher um trajeto plano e longe riscos de acidentes para a realização da prova, como buracos que podem provocar torções, quedas, ou ruas com folhas que podem provocar escorregões.  

O Instituto Olimpo também organiza corridas virtuais 

Você já ouviu falar do Desafio do Olimpo?

Com o intuito de engajar as pessoas a praticarem atividade física e criar laços entre a comunidade de corrida, o Instituto Olimpo organizou uma corrida virtual no ano passado. E foi um sucesso!

A adesão e o feedback que recebemos foram tão positivos que nos organizamos para fazer mais um Desafio do Olimpo. E para saber todos os detalhes desse próximo desafio, sugerimos que você nos acompanhe em nossas redes sociais!

Será um prazer contar com a sua presença nessa mais um desafio!

Desenvolvido por

×

Mande-nos uma mensagem

× Marcar uma consulta