Beach Tennis ou Tênis: Conheça as principais diferenças entre eles

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Duas modalidades tão parecidas e diferentes ao mesmo tempo. Com o crescimento da abertura de academias de esportes de areia, aumentou também o interesse das pessoas pela prática do Beach Tennis, um esporte muito divertido e dinâmico. 

Porém, embora ele tenha muita semelhança com o tênis tradicional, há também diferenças importantes, que vão desde as regras do jogo até o tipo de raquete utilizada e o peso da bolinha utilizada. 

O texto para o blog do Instituto Olimpo desta semana é dedicado a explicar as distinções e particularidades do tênis e também do beach tennis com o objetivo de ajudar os amantes do esportes a entenderem sobre essas duas modalidades.

Quadra

A diferença mais evidente, certamente, é o ambiente onde as duas modalidades são disputadas. 

  • Tipos

No tênis, há três tipos de quadras mais populares: saibro (terra avermelhada); grama e quadra rápida (ou também chamada de quadra dura). Já no Beach Tennis, as partidas são disputadas em uma quadra de areia, que permite lembrar o aspecto de praia mesmo. 

Essas diferenças influenciam também as regras de disputa do esporte e outras características inerentes a cada modalidade como veremos a seguir. 

Na elite do tênis, sobretudo entre os melhores do mundo, as quadras podem ser um fator desequilibrante entre tantos profissionais de alto nível. Há atletas, inclusive, que possuem uma carreira vitoriosa e que são marcados pela especialidade de conseguirem jogar em um determinado tipo de quadra. É o caso de Rafael Nadal, por exemplo, que por anos foi visto como um tenista imbatível no saibro.

  • Características

No beach tennis, as quadras têm 16m x 8m de medidas para jogos em dupla e 16m x 4,5 para jogos simples — os 16m de comprimento são os mesmos da quadra de vôlei de praia — e a rede não é encostada ao chão, como no tênis. Ela fica suspensa a uma altura de 1,70m. 

No tênis, a quadra é mais comprida (23,78m x 8,23m, para jogos individuais e 23,78m x 10,97m para duplas). E, como mencionada, a rede fica encostada ao chão, e tem altura de, aproximadamente 1 metro — a altura varia conforme o ponto da rede, porque nas laterais é um pouco mais alto que no centro. 

Ambiente

Tanto no tênis, como no beach tênis, as disputas podem ser feitas de forma individual ou em duplas. Mas, se no primeiro as partidas de um contra um são mais tradicionais, valorizadas e geram maior audiência, no segundo o mais comum são confrontos entre duplas mesmo, como no vôlei de praia.

O comportamento da torcida também é diferente a depender da modalidade. No tênis, os torcedores costumam fazer silêncio para não desconcentrar os jogadores. O próprio juiz costuma, por meio do microfone, pedir para que as pessoas não façam barulho. O beach tennis já permite uma postura mais festiva nas arquibancadas.

Regras

Sobre as regras, vamos começar com as semelhanças.

Tanto no tênis como no beach tennis, vence o jogador (ou a dupla de jogadores) que ganhar três sets. Para vencer um set, é preciso ganhar seis games e o tie break, caso cada competidores conquiste cinco games cada um. 

  • Sistema de pontuação

O sistema de pontuação de cada game é bem parecido também: o esquema se repete em 15, 30 e 40. Mas, no beach tennis vence aquele que fizer quatro pontos primeiro. Ou seja, não há o desempate por meio da vantagem como há no tênis.

Falando agora das principais diferenças, uma das mais evidentes é a permissão para deixar a bola quicar no chão. No tênis, é permitido deixá-la tocar no solo uma vez. Já no beach tennis, isso não pode acontecer; se a bola encostar no chão, dentro da quadra de um competidor, é ponto para o adversário.

  • Saque

Considerando a questão de tocar ao chão, muda-se também a regra do saque. No tênis, o jogador precisa passar para o lado oposto e colocar a bola obrigatoriamente dentro de uma área delimitada na sua diagonal, que se chama “área de saque”. 

No beach tennis, o jogador não precisa cruzar o saque. Basta apenas passar a bola para o outro lado.

Além disso, no tênis, o atleta tem direito a um segundo saque caso erre o primeiro (se a bola vai para fora da área de saque ou fora da quadra). Se tocar na rede, o sacador repete o saque, mas não é contabilizado erro. 

No beach tennis, o jogador não tem direito a um erro. Em compensação, se a bola bate na rede e cai na área de saque (no campo adversário), o jogo está valendo. No tênis, essa jogada se chama “let”, e o juiz pede para o saque acontecer novamente.

Quando o jogo é disputado em duplas, no tenis tradicional um jogador em específico vai fazer a recepção do saque adversário. No beach tennis, qualquer integrante da dupla pode rebater. Há também uma regra curiosa: nos jogos de duplas mistas de beach tennis, deve-se sacar por baixo e não por cima da cabeça.

Movimentos

Em função da mudança de tamanho de quadra, solo e regras de quiques, os movimentos e golpes também mudam de um esporte para o outro. No beach tennis é inviável executar golpes de chão, como TopSpin e Slice porque a rede é mais elevada. Contudo, o saque e o voleio, movimentos tradicionais, são semelhantes nas duas modalidades.

Raquetes e bolas

As raquetes, material que caracteriza ambos esportes, também são bem diferentes quanto aos modelos e design. 

No tênis, esse acessório é maior, e possui cordas de nylon entrecruzadas no vazio do aro. As raquetes de beach tennis, por sua vez, não usam cordas, e possuem alguns furos no na parte de rebatida. Elas são feitas de madeira, grafite, carbono, Kevlar e fibra de vidro e podem medir até 55 cm de comprimento e 30 cm de largura, com uma espessura de, no máximo, 3,5 cm.

As bolinhas de Beach Tennis são despressurizadas (soft), ou seja, mais murchas. As de tênis precisam ser mais “cheias” para conseguir quicar no chão e subir de forma que o jogo flua melhor.

Roupa

Por ser um esporte de natureza aristocrática, a questão da roupa é importante e levada a sério no tênis. Em Wimbledon, por exemplo, os competidores só podem jogar com roupas brancas por conta das tradições. 

Mas, em alguns locais, a flexibilidade é maior. Homens costumam usar camisas com golas e mulheres utilizam saias com shorts. Alguns acessórios são importantes, como munhequeiras, bonés e faixas no cabelo para impedir que sol e suor atrapalhem o sentido da visão durante a partida. Nos pés, o calçado vai variar de acordo com o piso e o tipo da quadra. 

No Beach Tennis, os jogadores costumam usar roupas mais curtas, como top, ou jogar sem uma peça de roupa, como camiseta, no caso dos homens. Também é permitido o uso de óculos escuros e jogar descalços. 

Jogadores

A Itália demonstra força e tradição no beach tennis. Dos 10 melhores jogadores de Beach Tennis do ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis), cinco são italianos, incluindo os dois primeiros: Michele Cappelletti e Alessandro Calbucci. O Brasil tem dois representantes no top 10: André Baran e Vinícius Font.

Já no tênis, raramente alguém nunca tenha ouvido falar de Roger Federer, Rafael Nadal ou Novak Djokovic. Mas além desse histórico trio, que dividiu os títulos de abertos dos últimos 15 anos, estrelas novas começam a despontar no cenário mundial do tênis, como o russo Daniil Medvedev e o alemão Alexander Zverev, números 2 e 3 do mundo, respectivamente.

Instituto Olimpo

Você também é apaixonado por esportes? Se sua resposta for sim, temos certeza que se sentirá em casa no Instituto Olimpo. Porque todos os profissionais da casa são especializados e apaixonados por esportes. 

Médicos, nutricionistas e fisioterapeutas. Todos, de forma conjunta, vão te garantir uma assistência multidisciplinar esportiva completa e integral ao que você precisa e deseja, desde o planejamento das suas atividades físicas com base em check-ups até o acompanhamento de lesões tratadas.

Para agendar uma consulta, você pode nos mandar uma mensagem, que te daremos um retorno assim que possível. 

E para conhecer um pouco mais sobre a clínica, nossas instalações, estrutura, corpo profissional e serviços que disponibilizamos, recomendamos que visite o nosso site, nossas redes sociais, nosso podcast e também o nosso canal no YouTube

Se quiser nos conhecer pessoalmente, também será um prazer te receber. Estamos localizado no bairro Moema, em São Paulo, na Av. Ibirapuera, nº 2907. (saiba como chegar).

Estamos te esperando!

Desenvolvido por

×

Mande-nos uma mensagem

× Marcar uma consulta