10 lugares para praticar esportes ao ar livre em São Paulo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

São Paulo é uma cidade tão grande que determinados lugares podem passar alheios ao nosso conhecimento. Isso acontece até mesmo em relação a espaços urbanos grandes, notórios, historicamente relevantes e disponíveis para oferecer uma melhor qualidade de vida aos moradores da maior cidade do Brasil. 

or conta disso, o Blog do Instituto Olimpo reuniu locais da capital paulista em uma lista para que mais pessoas saibam  e conheçam onde é possível praticar esportes ao livre em São Paulo. 

Estes parques e centros estão em diferentes regiões da cidade e podem agradar a todos os perfis: os que gostam de atividades aeróbicas; os que curtem modalidades que são disputadas em equipe; os que preferem esportes radicais; ou os que são mais chegados no vôlei de praia, basquete street, parkour ou natação. 

E vale também para quem não está interessado somente nas atividades esportivas. Nossa lista também traz alternativas para passeios que conectam o contato com a natureza, história e cultura de São Paulo.

Confira os lugares que selecionamos!

Parque do Ibirapuera

Perfil: para quem gosta de ambientes mais agitados e com a possibilidade de fazer passeios culturais. 

Inaugurado em 1954, o Parque do Ibirapuera é o maior e mais importante parque urbano de São Paulo. Além de ser uma ótima opção para quem busca descansar e curtir eventos culturais, o Ibirapuera também é lembrado por possuir uma ótima estrutura para prática esportiva. O parque acomoda pista de cooper, ciclofaixas, quadras, campos de futebol, aparelhos de ginásticas acessíveis, além de ginásio esportivo.  Ou seja,  o Ibirapuera é uma opção que consegue agradar tanto aqueles que desejam praticar esportes coletivos — futebol, futsal, vôlei ou basquete —, como também às pessoas que são mais inclinadas a correr, caminhar ou andar de bicicleta sob uma densa área verde, fresca e arborizada. 

Clique aqui para saber como chegar ao parque Ibirapuera.

Parque Villa-Lobos

Perfil: Outro parque clássico e completo para prática de esportes. Boa alternativa para quem gosta de basquete street. 

Outro notável espaço em São Paulo bastante frequentado por praticantes de esportes é o Parque Villa-Lobos, em Alto dos Pinheiros. Com uma área de mais de 700 mil m², o parque acomoda largas pistas que dão às pessoas o conforto e a liberdade para fazerem caminhadas, corridas, andar de patins, skate, patinete e bicicleta, para os quais também existe uma ciclofaixa. Além disso, o Villa-Lobos comporta campos de futebol, quadras poliesportivas, pistas para a prática do Skate Park e até espaços para jogar basquete street.

Clique aqui para saber como chegar ao parque Villa-Lobos.

Parque do Povo


Perfil: Menor e menos movimentado que o Ibirapuera e Villa-Lobos. Bom para a prática de esportes radicais e fazer meditação. 

O Parque do Povo, também conhecido como Mário Pimenta Camargo, foi inaugurado em 2008, e está localizado na região de Itaim Bibi, com a entrada posicionada na avenida Henrique Chamma. Dentro da área de 133.547 m², os visitantes do Parque do Povo também conseguem encontrar uma estrutura esportiva com ciclovia; pistas para caminhada e corrida; quadras poliesportivas adaptadas para a práticas de modalidades paralímpicas; campo de futebol de grama; rampas de skate e aparelhos de ginásticas de baixo impacto. Um vasto espaço de grama também pode proporcionar aos visitantes a possibilidade de realizar a prática da yoga e da meditação. 

Clique aqui para saber como chegar ao Parque do Povo.

Parque da Juventude

Perfil: Instalado sob os escombros do Carandiru, Pq. da Juventude é um ótimo lugar para quem gosta também de história.

Erguido sob as ruínas do antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, o Parque da Juventude é outro ponto da cidade onde os moradores de São Paulo podem realizar diversas práticas esportivas. Além de quadras, o parque também possui pistas para corrida, caminhada, bicicletas e também quadras de tênis. Apresentando um documento com foto, os visitantes podem retirar na portaria do parque materiais para fazer os esportes, como raquetes e bolas. Quem gosta de jogos mais pensativos pode pegar emprestado tabuleiros de damas e xadrez, também na portaria. Pelos extensos gramados do local, é comum ver grupos de pessoas reunidas realizando a prática da yoga e da meditação.

Clique aqui para saber como chegar ao Parque da Juventude.

Parque Ecológico do Tietê (Engenheiro Goulart)

Perfil: Uma opção confiável para quem gosta de bicicross, atletismo e, principalmente, futebol.

Localizado na Rodovia Parque, 8054, na Vila Santo Henrique, o Núcleo de Lazer Engenheiro Goulart é um dos quatro espaços que compõe o Parque Ecológico do Tietê (PET), em São Paulo. Além do parque cumprir com a função ecológica e ambiental de proteger a fauna e a flora da várzea do rio, o espaço abriga instalações esportivas completas que podem agradar a todos os tipos de atletas. No parque, os visitantes têm à disposição: pista de bicicross, academia, um campo de beisebol, cinco campos de futebol society, uma área para ginástica, 16 campos de futebol, uma pista de atletismo, uma ciclovia com 14 quilômetros de extensão, trilhas de até nove quilômetros de extensão; três quadras de futsal e duas quadras poliesportivas.

Clique aqui para saber como chegar ao Parque da Juventude.

Parque da Aclimação

Perfil: Um parque que agrada os que preferem espaços menos movimentados, mais silenciosos e tranquilos. 

Para os que estão à procura de um espaço menos tumultuado, com poucas pessoas e mais tranquilo, o Parque da Aclimação pode ser uma boa alternativa. Se o Ibirapuera, Parque da Juventude ou o Complexo Engenheiro Goulart oferecem uma diversidade de alternativas para prática esportiva, o Parque da Aclimação, com 112 mil m² e localizado na Rua Muniz de Souza, 1.119 (Aclimação) conquista os visitantes por proporcionar maiores momentos de serenidade, pelo clima ameno provocado pela alta arborização e por oferecer um espaço  onde os exercícios físicos diários podem ser feitos de forma mais sossegada nas pistas de caminhada e corrida. Além disso, o parque também também oferece quadras de vôlei, basquete e campos de futebol para a prática de modalidades esportivas.

Clique aqui para saber como chegar ao Parque da Aclimação.

Parque Vila Jacuí


Perfil: Um parque que tem, como diferencial, quadra de vôlei de praia. Uma boa opção também para pessoas da terceira idade.

Situado na Vila Jacuí, na Zona Leste da capital paulista, o Parque da Vila Jacuí também é outra alternativa para quem gosta de praticar esportes ao ar livre. Além de conter dois campos de futebol, três quadras poliesportivas, equipamentos de ginásticas e pista de skate, este parque se diferencia por ter quadras de vôlei de praia e um centro de atividades para a terceira idade. Somado a tudo isso, o espaço também fornece uma pista asfaltada de pouco mais de 1,6 km para caminhadas e corrida e também vestiários. 

Clique aqui para saber como chegar ao Parque Vila Jacuí.

Parque das Bicicletas

Perfil: Quem gosta de andar de bicicleta ou para os que querem aprender a andar de bicicleta, este parque é uma ótima sugestão.

Localizado em Moema, Zona Sul de São Paulo, o simpático Parque das Bicicletas já traz no nome o sentido esportivo que a sua proposta carrega. Na área de 45 mil m², os visitantes podem desfrutar do espaço andando de patins, patinetes, caminhando, correndo e, obviamente, andando de bicicleta. O parque também possui academia ao ar livre, mas não dispõe de quadras poliesportivas para prática de outros esportes. Dentro do parque há um espaço próprio para os que querem aprender a andar de bicicleta.  

Clique aqui para saber como chegar ao Parque das Bicicletas.

Centro de Esportes Radicais

Perfil: Excelente alternativa para os que gostam de esportes radicais ou têm vontade de aprender a modalidade. Há também espaços para prática de Parkour.

O Centro de Esportes Radicais certamente é um lugar que vai agradar os mais apaixonados por esportes com altas cargas de adrenalina. O centro está localizado no bairro do Bom Retiro e tem a proposta de incentivar a prática esportiva na cidade de São Paulo para pessoas de todas as idades. O centro, que possui cerca de 38,5 mil m², oferece acesso de forma gratuita à ciclovia, à pista de caminhada e corrida; bem como ao circuito Pump Track (para bicicletas) e uma mini rampa de skate que fazem jus ao nome do local. As pistas têm graus de dificuldade diferentes para que sejam acessíveis a todas as pessoas e de níveis diferentes de experiência na modalidade. Este centro também se difere por oferecer um espaço dedicado aos praticantes de Parkour, e abriga também um ginásio de sumô.

Clique aqui para saber como chegar ao Centro de Esportes Radicais.

Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET)

Perfil: Espaço esportivo completo. Ótimo para os que gostam de nadar, jogar tênis e bocha. Boa indicação para pessoas da terceira idade.

Um dos espaços mais completos para a prática esportiva em São Paulo é o CERET, o Centro Esportivo Recreativo e Educativo do Trabalhador, localizado no Tatuapé, Zona Leste da cidade. Para os que gostam de caminhar e correr, o CERET contém espaços para essas atividades, além de uma pista de atletismo de 400m. Os visitantes também podem desfrutar de três salas de ginástica, um ginásio poliesportivo, e uma série de quadras que podem agradar amantes de qualquer modalidade: três campos de futebol; quatro quadras de vôlei; duas quadras de basquete; uma quadra de Beach Soccer; seis quadras de tênis, sendo duas de saibro. Diferente dos demais parques, o CERET comporta um campo de rugby, piscinas e até mesmo duas canchas para jogar bocha. Além disso, há um espaço dedicado para idosos, com uma academia ao livre e um salão de jogos também.

Clique aqui para saber como chegar ao CERET.

Vale dar uma olhada nesses lugares também

Além dos 10 lugares citados acima, achamos que também vale a pena conhecer o Parque da Água Branca (muito legal para quem curte hipismo); parque da Independência (famoso pelo teor histórico que carrega); parque Burle Marx e parque Jardim das Perdizes também.

Conheça o Instituto Olimpo


O Instituto Olimpo é um clínica multidisciplinar focada em transformar a vida dos pacientes através do esporte. Possuímos profissionais de diferentes áreas que trabalham na avaliação, reabilitação, prevenção e no tratamento de lesões de pessoas que gostam e são apaixonadas pela prática esportiva, ou que estão interessadas em ter uma vida mais saudável e mais ativa.

Que tal nos conhecer e ver de perto o nosso trabalho? Estamos no bairro Moema, em São Paulo (saiba como chegar). Você pode também visitar as nossas redes sociais e, se estiver interessado, agendar uma consulta clicando aqui!

Estamos te esperando!

Desenvolvido por

×

Mande-nos uma mensagem

× Marcar uma consulta